fbpx Especialização em neuroeducação - Libertas Faculdades Integradas - Libertas

Avaliação do MEC

Tipo de curso: Especialização Lato Sensu

Período: Diurno

Duração: 13 meses

Educação e saúde são temas que se relacionam cotidianamente e a escola é compreendida como um espaço ideal para a promoção da saúde. Infelizmente a maioria das escolas, principalmente as públicas, não possuem em seus quadros de servidores profissionais da área de saúde para contribuírem nesse processo. Assim, fica a cargo dos professores, pedagogos e demais profissionais da educação a atividade de reconhecer as crianças que necessitam de cuidados médicos ou de outros profissionais da saúde. Desse modo, faz-se necessário a estes profissionais da educação um conhecimento especializado sobre o desenvolvimento integral dos educandos de modo a relacionar educação e saúde de modo eficaz.

A pós-graduação (lato sensu)  Especialização em Neuroeducação, visa à capacitação de profissionais da área educacional para que sejam capazes de intervir e atuar de maneira assertiva nos processos de aprendizagem, bem como promover o conhecimento teórico-prático da abordagem neurológica envolvida nesses processos, possibilitando avaliações e intervenções para o desenvolvimento integral do indivíduo: na área da aprendizagem, em suas competências cognitivas, emocionais e sociais.

O curso enfatiza a prática, lado a lado com a formação teórica, por meio de uma metodologia diferenciada e temas inovadores.

 

Objetivos:

O curso tem o objetivo de buscar conhecimentos sobre os transtornos neurológicos para desenvolver o trabalho de acompanhamento pedagógico e desenvolvimento cognitivo e emocional de indivíduos que apresentem essas sintomatologias. Desenvolve e aplica, nas práticas diárias, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantem a eficácia no processo de ensino-aprendizagem.

Objetivos Específicos:
Aperfeiçoamento profissional com vistas ao aprofundamento dos conhecimentos sobre as diferentes situações de ensino e aprendizagem, que podem ocorrer no ambiente escolar;
Conhecer os fundamentos sobre o desenvolvimento do sistema nervoso;
Conhecer as diversas etapas de aquisição das habilidades sensoriais, cognitivas, emocionais e psicológicas necessárias para a promoção do desenvolvimento da aprendizagem;
Compreender o modo como memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico, percepção e outras funções humanas auxiliam no processo escolar;
Estabelecer possíveis estratégias pedagógicas para a intervenção nos diferentes espaços da escola.

Disciplina

Carga horária

Introdução ao AVA 15
Fundamentos da Neurologia e Neurociência 30
Met. da Pesquisa Científica em Educação e do Trabalho Científico 30
Neuroeducação e Fundamentos da Aprendizagem 45
Legislação, Direito e Políticas Educacionais 30
Legislação Educacional Inclusiva 30
Cognição e Processos do Desenvolvimento Infantil e Adolescente 30
Bioética na Neurociência 30
Neurociência e Educação Inclusiva: transtornos neuropsiquiátricos 45
Movimento e cognição na perspectiva neuroeducacional 30
Transtornos específicos da aprendizagem 30
Psicofarmacologia na Aprendizagem 25
Avaliação Neuropedagógica: estudos de caso 30
TCC 60
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