Nós usamos cookies
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.
Avaliação do MEC
Tipo de curso: Bacharelado e Licenciatura
Período: Noturno
Duração: 60 meses
O curso de Psicologia da Libertas – Faculdades Integradas visa formar um profissional comprometido com a ética e apto a atuar nos mais diversos campos, com habilidades técnicas para ações de diagnóstico, intervenções e promoção do bem-estar pessoal e social.
Ao final do curso, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o egresso em Psicologia da Libertas – Faculdades Integradas irá apresentar: formação humana, democrática, sensível aos problemas sociais, com a melhoria da qualidade de vida e da dignidade do ser humano; formação teórica sólida, fundamentada nos princípios éticos e científicos; aptidão para realizar diagnósticos e propor intervenções; habilidade para contribuir para a Psicologia enquanto ciência e profissão; capacidade de empregar a prática como método crítico de reformulação teórica e profissional; capacidade para identificar os fundamentos filosóficos, epistemológicos, as diferentes concepções de Psicologia e os limites do conhecimento psicológico; capacidade de selecionar métodos e técnicas da Psicologia e aplicá-los segundo cada situação, considerando suas implicações socioeconômicas e culturais, de modo a intervir nessa realidade; aptidão para trabalhar em equipes multiprofissionais e corroborar com profissionais de áreas afins; responsabilidade de buscar seu aprimoramento científico e profissional constantemente.
Na Licenciatura, o Psicólogo egresso da Libertas – Faculdades Integradas será capaz de atuar em diferentes espaços como: na construção de políticas públicas de educação; na educação básica, no nível médio (caso retornem com a disciplina de psicologia), no curso Normal; em cursos profissionalizantes e em cursos técnicos; na educação continuada; assim como em contextos de educação informal como abrigos, centros socioeducativos, instituições comunitárias e outros. (DIRETRIZES, 2011, art.13, § 1º, a).
Portaria de autorização nº 292, de 8 de outubro de 2020.
A carreira de Psicologia está em plena ascensão. A sociedade contemporânea demanda cada vez mais deste profissional cujo trabalho tem como meta a promoção da Qualidade de Vida em diversas áreas tais como a cognitiva, relacional e de competências. Assim o Psicólogo pode atuar na Psicologia: Clínica, Esportiva, Hospitalar, Jurídica, Organizacional e do Trabalho, Trânsito, Social, Comportamento do Consumidor, Orientação Profissional, Acompanhamento Terapêutico, Neuropsicologia, Ambiental dentre outras.
Além disso o Curso de Psicologia da Libertas – Faculdades Integradas, nas modalidades Bacharel e Licenciatura, ampliou a possibilidade de atuação do Psicólogo no campo da Educação.
Portanto, uma vez que a Psicologia apresenta uma ampla área de atuação, a inserção deste profissional no mercado de trabalho é um processo seguro e tranquilo.
Disciplina |
Carga horária |
---|---|
Anatomia e Fisiologia | 40 |
Atividades Complementares | 160 |
Avaliação Neuropsicológica | 80 |
Avaliação Psicológica e Práticas Integrativas I | 60 |
Avaliação Psicológica e Práticas Integrativas II | 60 |
Bases Epistemológicas da Psicologia | 40 |
Comunicação e Linguagem | 40 |
Diversidade Étnico-Racial, Teorias de Gênero e Subjetivação do Comportamento | 40 |
Estágio Básico I | 40 |
Estágio Básico II | 40 |
Estágio Básico III | 40 |
Estágio Básico IV | 40 |
Estágio I Licenciatura | 100 |
Estágio II Licenciatura | 50 |
Estágio Supervisionado Específico I | 140 |
Estatística | 40 |
Ética Aplicada à Psicologia | 40 |
Filosofia | 40 |
Fundamentos da Educação (Licenciatura) | 40 |
História da Educação Brasileira (Licenciatura) | 40 |
História da Psicologia | 60 |
Identidade do Profissional Professor (Licenciatura) | 40 |
Libras (optativa) | 40 |
Meio Ambiente e Sustentabilidade | 40 |
Metodologia Científica | 40 |
Neurofisiologia/Neuropsicologia | 60 |
Orientação Profissional e Seleção Profissional | 60 |
Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação do Processo Didático (Licenciatura) | 60 |
Políticas Públicas e Legislação Educacional (Licenciatura) | 40 |
Processos Básicos da Psicologia | 60 |
Psicodiagnóstico | 80 |
Psicofarmacologia | 80 |
Psicologia da Aprendizagem e Psicogenética | 40 |
Psicologia do Adolescente | 40 |
Psicoterapia Comportamental I | 60 |
Psicologia Comportamental II | 40 |
Psicologia do Desenvolvimento I | 80 |
Psicologia do Desenvolvimento II | 40 |
Psicologia, Educação e Inclusão (Licenciatura) | 60 |
Psicologia e Dependência | 80 |
Psicologia e Instituições Educacionais (Licenciatura) | 60 |
Psicologia Escolar | 60 |
Psicologia Experimental | 60 |
Psicologia e Práticas Institucionais (optativa I) | 80 |
Psicologia e Saúde Pública | 60 |
Psicologia e Temas Contemporâneos de Educação (Licenciatura) | 80 |
Psicologia Institucional | 40 |
Psicologia Hospitalar | 40 |
Psicologia Organizacional | 40 |
Psicologia Social | 60 |
Psicopatologia | 80 |
Saúde Mental e Coletiva | 60 |
Sociologia | 40 |
Técnicas de Aconselhamento e Orientação Psicológica I | 40 |
Técnicas de Aconselhamento e Orientação Psicológica II | 80 |
Técnicas de Aconselhamento e Orientação Psicológica III | 80 |
Técnicas Psicológicas de Grupos | 80 |
Tecnologias e Práticas Educativas (Licenciatura) | 60 |
Teoria da Personalidade: Abordagem Psicanalítica I | 60 |
Teoria da Personalidade: Abordagem Psicanalítica II | 60 |
Teoria da Personalidade: Abordagem Cognitiva Comportamental | 80 |
Teoria da Personalidade: Abordagem Fenomenologia Existencial | 60 |
Teorias e Práticas Psicoterápicas I | 60 |
Teorias e Práticas na Psicologia da Saúde | 80 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 |
Ênfase em processos de diagnóstico, prevenção e reabilitação em psicologia | - |
Atividades complementares | 20 |
Clínica e Subjetividade Contemporânea | 20 |
Estágio III Licenciatura | 50 |
Estágio Supervisionado Específico II | 150 |
Estágio Supervisionado Específico III | 150 |
Estágio Supervisionado IV Licenciatura | 200 |
Planejamento e Gestão Estratégica | 60 |
Planejamento e Organização do Trabalho Docente Interdisciplinar | 60 |
Psicopatologia Descritiva – Sistemas Classificatórios (optativa II) | 60 |
Psicologia nas Instituições de Saúde | 60 |
Psicologia das Mobilidades, Urgências e Desastres (optativa III) | 60 |
Reabilitação Neuropsicológica | 80 |
Teorias e Práticas Psicoterápicas II | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 |
Ênfase em psicologia, políticas públicas e processos educacionais | - |
Atenção à Infância em Situação de Risco | 80 |
Atividades complementares | 60 |
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica | 80 |
Estágio II Licenciatura | 50 |
Estágio III Licenciatura | 50 |
Estágio Supervisionado Específico I | 140 |
Estágio Supervisionado Específico II | 150 |
Estágio Supervisionado Específico III | 150 |
Estágio Supervisionado IV | 200 |
Fundamentos da Psicoterapia Familiar | 80 |
Intervenção Psicossocial I | 60 |
Intervenção Psicossocial II | 80 |
Planejamento e Organização do Trabalho Docente Interdisciplinar | 60 |
Psicologia Comunitária | 80 |
Psicologia da Assistência Social | 80 |
Psicologia das Morbidades, Urgências e Desastres | 80 |
Psicologia, Educação e Inclusão | 60 |
Psicologia e Políticas Públicas | 80 |
Psicologia e Práticas Institucionais (optativa I) | 60 |
Psicologia e Temas Contemporâneos de Educação | 40 |
Psicopatologia Descritiva – Sistemas Classificatórios | 60 |
Saúde Mental e Coletiva | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso I | 40 |
Trabalho de Conclusão de Curso II | 40 |
Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História Social também pela USP (2011). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCLAR/UNESP), a pesquisadora busca analisar o fenômeno da espetacularização de rituais em festas populares católicas realizadas em Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na área de História do Brasil e Antropologia Social, tendo atuado principalmente em pesquisas junto a Folias de Reis em Minas Gerais. http://lattes.cnpq.br/7351256868963142
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011) e mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira, educação especial, estratégias educacionais e currículo. http://lattes.cnpq.br/6350000074422467
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2005). Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica Dom Bosco (2012). Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2018). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso e na clínica particular realizando atendimentos clínicos em crianças, adolescentes e adultos na abordagem Comportamental. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Publica e Saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de trabalho, apoio matricial, qualidade de vida, educação permanente, saúde mental, atenção básica, promoção/prevenção em saúde, psicodiagnóstico e psicoterapia. Atua como docente do curso de Psicologia da Libertas - Faculdades Integradas.
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2006). Atualmente é Assistente Social da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraiso e docente do curso de Psicologia da Libertas - Faculdades Integradas. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família, especialização em Saúde Mental, especialista em Gestão em Saúde.
Doutora em Linguística com ênfase em Língua Materna pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Desenvolveu estágio de doutoramento na Universidade do Minho-PT- bolsista CAPES/PDSE na linha de Leitura e Análise do Discurso. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca -UNIFRAN (2012-Bolsista do Observatório da Educação: CAPES, com pesquisa sobre a produção de gêneros textuais no Ensino Fundamental). Possui graduação plena em Letras/Francês pela Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG (1996) e especialização em Metodologia do Ensino de Português. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Participa do grupo de estudos em Análise do Discurso-Labor (UFSCAR), é membro do grupo de pesquisas LIRE- UFSCAR, no qual desenvolve pesquisas relacionadas às representações das práticas de leitura do leitor contemporâneo. http://lattes.cnpq.br/5012529502715217
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei(2006) e especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei(2018). Atualmente é Psicólogo - Coordenador do CREAS da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraiso. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de (2006), Especialista em Neuropsicologia pelo CFP e Mestre em Ciências - área Psicologia do Desenvolvimento nas Faculdades de Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - USP). Atualmente atende em Clínica Particular, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, psicoterapia de crianças e adultos, dificuldade de aprendizagem, fracasso escolar e grupo operativo. Atua como docente do curso de Psicologia da Libertas - Faculdades Integradas.
Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - 2003 - Licenciatura/bacharelado e formação de psicólogo). Mestre em Gestão da Clínica pela UFSCar (2013-2015), especialista em Impactos da Violência da Saúde pela ENSP - FIOCRUZ (2012- 2013), Formação em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2013), Pós Graduada em Psicologia da Saúde pela UNESP Botucatu - departamento de psiquiatria e neurologia (2003-2005) e formação em Psicologia Hospitalar (HRNP UEL Londrina - 2003). Com ampla experiência na área da saúde atuando na atenção secundária e terciária à saúde, tenho atuado tanto na parte de prevenção e intervenção em saúde, além de experiência como facilitadora de ensino aprendizagem em metodologias ativas e com educação permanente em saúde.
Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del -Rei (UFSJ) na linha de pesquisa "Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia“.
Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História Social também pela USP (2011). Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCLAR/UNESP), a pesquisadora busca analisar o fenômeno da espetacularização de rituais em festas populares católicas realizadas em Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Tem experiência na área de História do Brasil e Antropologia Social, tendo atuado principalmente em pesquisas junto a Folias de Reis em Minas Gerais. http://lattes.cnpq.br/7351256868963142
Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Francisco (2011) e mestrado em Psicologia pela Universidade São Francisco (2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: carreira, educação especial, estratégias educacionais e currículo. http://lattes.cnpq.br/6350000074422467
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2005). Especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade Católica Dom Bosco (2012). Especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2018). Atualmente é psicóloga da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso e na clínica particular realizando atendimentos clínicos em crianças, adolescentes e adultos na abordagem Comportamental. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Saúde Publica e Saúde mental, atuando principalmente nos seguintes temas: processo de trabalho, apoio matricial, qualidade de vida, educação permanente, saúde mental, atenção básica, promoção/prevenção em saúde, psicodiagnóstico e psicoterapia. Atua como docente do curso de Psicologia da Libertas - Faculdades Integradas.
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2006). Atualmente é Assistente Social da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraiso e docente do curso de Psicologia da Libertas - Faculdades Integradas. Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde da Família, especialização em Saúde Mental, especialista em Gestão em Saúde.
Doutora em Linguística com ênfase em Língua Materna pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Desenvolveu estágio de doutoramento na Universidade do Minho-PT- bolsista CAPES/PDSE na linha de Leitura e Análise do Discurso. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca -UNIFRAN (2012-Bolsista do Observatório da Educação: CAPES, com pesquisa sobre a produção de gêneros textuais no Ensino Fundamental). Possui graduação plena em Letras/Francês pela Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG (1996) e especialização em Metodologia do Ensino de Português. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística, Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Participa do grupo de estudos em Análise do Discurso-Labor (UFSCAR), é membro do grupo de pesquisas LIRE- UFSCAR, no qual desenvolve pesquisas relacionadas às representações das práticas de leitura do leitor contemporâneo. http://lattes.cnpq.br/5012529502715217
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del-Rei(2006) e especialização em Gestão em Saúde pela Universidade Federal de São João Del-Rei(2018). Atualmente é Psicólogo - Coordenador do CREAS da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraiso. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de (2006), Especialista em Neuropsicologia pelo CFP e Mestre em Ciências - área Psicologia do Desenvolvimento nas Faculdades de Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP - USP). Atualmente atende em Clínica Particular, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação neuropsicológica, avaliação psicológica, psicoterapia de crianças e adultos, dificuldade de aprendizagem, fracasso escolar e grupo operativo. Atua como docente do curso de Psicologia da Libertas - Faculdades Integradas.
Psicóloga pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - 2003 - Licenciatura/bacharelado e formação de psicólogo). Mestre em Gestão da Clínica pela UFSCar (2013-2015), especialista em Impactos da Violência da Saúde pela ENSP - FIOCRUZ (2012- 2013), Formação em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (2013), Pós Graduada em Psicologia da Saúde pela UNESP Botucatu - departamento de psiquiatria e neurologia (2003-2005) e formação em Psicologia Hospitalar (HRNP UEL Londrina - 2003). Com ampla experiência na área da saúde atuando na atenção secundária e terciária à saúde, tenho atuado tanto na parte de prevenção e intervenção em saúde, além de experiência como facilitadora de ensino aprendizagem em metodologias ativas e com educação permanente em saúde.
Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João Del -Rei (UFSJ) na linha de pesquisa "Fundamentos Teóricos e Filosóficos da Psicologia“.
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.
A Libertas – Faculdades Integradas apresentou a nova pós-graduação em Tomografia Computadorizada da Libertas.…
09 de dezembro de 2022Nossos alunos participaram e ficaram por dentro do universo da psicologia com a Semana…
21 de outubro de 2022No mês de outubro a Libertas – Faculdades Integradas realizou nos dias 04 e…
21 de outubro de 2022Um dos momentos que enchem todos da Libertas – Faculdades Integradas de orgulho é…
Cadastre-se e receba tudo sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!