fbpx E fora dos stories, você tá bem? - Libertas - Libertas

E fora dos stories, você tá bem?

Desde 2015, faz parte do calendário nacional o Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e aos cuidados com a saúde mental. Já em âmbito mundial, desde 2003, 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. 

É sabido que o tema suicídio é tabu na sociedade. Na imprensa, inclusive, a orientação ética é evitar matérias a respeito, a fim de não encorajar a atitude. No entanto, depois de um ano e meio de pandemia, que gerou uma realidade estressante para todos, a saúde mental tornou-se tema super-relevante e é preciso, mais do que nunca, falar do assunto.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados no último mês de julho apontam que todos os anos mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que de HIV, malária ou câncer de mama, por exemplo. Segundo o relatório da OMS, mais de 700 mil pessoas tiraram a própria vida no ano de 2019.

O mais assustador é que, entre adolescentes e jovens (15 a 29 anos), o suicídio é a quarta causa de morte, atrás apenas de acidentes de trânsito, tuberculose e violência. Por isso, pode parecer brincadeira citar o meme “E fora dos stories, você tá bem?” para tratar de um assunto tão sério, mas não é. Esconder o lado triste do dia a dia e publicar apenas bons momentos é prática corrente nas redes sociais, o que leva ao agravamento do quadro de muitos jovens que estão enfrentando problemas emocionais, como ansiedade e depressão, por exemplo. O Conselho Federal de Psicologia inclusive chama a atenção para o papel fundamental que tem a Psicologia na prevenção ao suicídio.

Por isso, é importante falar sobre suas angústias e procurar tratamento. Seja com o psicólogo, seja com o CVV – Centro de Valorização da Vida, cuja ligação, inclusive, é gratuita pelo número 188, peça ajuda. 

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

Receba novidades

Cadastre-se e receba tudo sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!