fbpx Outubro Rosa: a prevenção ao câncer de mama salva vidas - Libertas - Libertas

Outubro Rosa: a prevenção ao câncer de mama salva vidas

Autoexame, mamografia e laço rosa. Todos os anos, quando chega outubro, esses três termos tornam-se incrivelmente comuns nos consultórios médicos, na mídia e nas conversas entre mulheres. É o Outubro Rosa, iniciativa que surgiu nos Estados Unidos, em 1990, e que ganhou o mundo no século 21, com o objetivo de destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo e é também o mais letal entre elas. Por isso é tão importante promover a prevenção, para que o diagnóstico precoce salve vidas. E isso é fato. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem mais de 95% de cura.

O autoexame mensal da mama é o primeiro passo para a detecção precoce de um tumor. E ele deve ser feito por mulheres adultas de todas as idades. Casos de câncer de mama em mulheres jovens, infelizmente, estão cada vez mais comuns.

Já a mamografia é um exame indicado a mulheres a partir dos 50 anos e deve ser feito anualmente. No entanto, mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem começar a fazer a mamografia mais jovens. A idade deverá ser definida pelo médico. O SUS – Sistema Único de Saúde – oferece exames e tratamento gratuitos. Por isso, não há desculpa para adiar ou ignorar esse cuidado, hein!

Para diminuir o risco de desenvolver um tumor na mama, tenha hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e manter um controle de peso.
Mas, se perceber alguns dos sintomas a seguir, procure um ginecologista/mastologista para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento:

  • nódulo fixo, geralmente indolor.
  • pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
  • alterações no formato do mamilo.
  • pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
  • saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e acesse a cartilha do INCA – Instituto Nacional do Câncer – do Ministério da Saúde.

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

Receba novidades

Cadastre-se e receba tudo sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!