fbpx Psicologia, saúde mental e racismo - Libertas - Libertas

Psicologia, saúde mental e racismo

No próximo 13 de maio, a abolição da escravidão no Brasil completa 133 anos. Ela foi determinada pela Lei 3.353/1888, chamada de Lei Áurea, assinada pela então regente do Brasil Imperial, a princesa Isabel. E quando pensamos nisso, nos vem à cabeça o Direito, já que o assunto gira em torno de legislação, direitos, deveres, racismo, justiça, história. Mas essa data também deve ser vista sob a ótica da saúde mental! Ah! Não tinha pensado nisso? Pois saiba que tem tudo a ver.

A Psicologia está envolvida nas questões referentes às relações étnico-raciais, ao preconceito e ao racismo na medida em que elas causam sofrimento psíquico, comprometendo a saúde mental do indivíduo negro.

Segundo o doutor em Psicologia Social pela UFBA, Gilcimar Santos Dantas, em vídeo publicado pela Sociedade Brasileira de Psicologia no Facebook, as pessoas negras apresentam taxas maiores de transtorno de ansiedade generalizada, esquizofrenia e níveis mais altos de sofrimento e desespero do que pessoas brancas. O motivo seria justamente o preconceito e o impacto negativo da prática sobre sua identidade e sua autoestima. Por tudo isso, há duas décadas existem normas de atuação para psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial estabelecidas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP).

E neste mês, o CFP lançou uma série de podcasts mensais para discutir, ao longo de 12 episódios, os temas relacionados à campanha “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?”, criada pelo conselho federal em parceria com os conselhos regionais de Psicologia. O primeiro já está disponível nas plataformas de áudio Spotify, Deezer e outras, no canal CFPCast.

Uma ótima alternativa para alunos de Psicologia se inteirarem um pouco mais sobre tudo que o profissional da área pode fazer para proteger a saúde mental do cliente vítima da prática execrável do racismo.

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

Receba novidades

Cadastre-se e receba tudo sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!