fbpx Você sabe por que agosto é o mês da saúde? - Libertas - Libertas

Você sabe por que agosto é o mês da saúde?

Em agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde, precisamente no dia 5. A data pode parecer apenas mais um marco no calendário, mas, neste segundo ano de pandemia, em que o mundo corre contra o tempo para vacinar a população contra a Covid-19 a fim de que vida volte a ser o mais próximo possível do normal novamente, o 5 de agosto ganha uma importância histórica relevante.

Este dia foi escolhido como Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento de Oswaldo Cruz, o médico sanitarista que, no início do século XX, enfrentou simplesmente três endemias simultaneamente enquanto esteve à frente da Diretoria-Geral da Saúde, órgão que hoje corresponde ao Ministério da Saúde.

Com conhecimento sobre saneamento e imunologia, Oswaldo Cruz criou o Instituto Soroterápico Federal, para desenvolver pesquisas na área. O nome pode não parecer familiar, mas você conhece o instituto. Hoje, ele recebe o nome de Fiocruz. Sim, a Fiocruz, que produz a vacina contra a Covid-19 em parceria com a farmacêutica inglesa AstraZeneca.

Mas, além de pesquisas na área, a Fiocruz faz muitas outras vacinas que tomamos há anos. Confira:

Tetravalente – protege contra difteria, tétano, coqueluche e infecções graves pelo vírus Haemophilus influenzae tipo b.

Febre amarela – as preparações vacinais contra a febre amarela são obtidas em seus laboratórios desde 1937.

Haemophilus influenzae tipo B (Hib) – vacina conjugada de Hib em 1999. Esse imunizante protege contra infecções graves causadas pelo Haemophilus influenzae tipo b, como meningite e pneumonia.

Meningite A e C – a vacina meningocócica AC é realizada desde a década de 1970, a partir de um acordo de cooperação técnica com o Instituto Mérieux, da França.

Pneumocócica 10-valente – o imunizante protege as crianças menores de dois anos de idade contra doenças invasivas e otite média aguda.

Poliomielite Oral (VOP) e Poliomielite Inativada (VIP) – são as vacinas contra a pólio utilizadas nas campanhas nacionais de imunização.

Rotavírus Humano – esse rotavírus é uma das principais causas de diarreia grave em lactentes e crianças jovens. A vacina é produzida desde 2008, graças a um acordo de transferência de tecnologia.

Tríplice viral – produz a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola desde 2003.

Tetravalente viral – desde 2013, produz o imunizante contra catapora, sarampo, caxumba e rubéola, já contempladas na tríplice viral.

Receba novidades

Cadastre-se e receba tudo sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!