fbpx Sobre Libertas Faculdades Integradas - Libertas

Libertas - Faculdades Integradas

A Libertas – Faculdades Integradas é uma instituição de ensino superior, aprovada pelo Conselho Estadual de Educação - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, através do Processo n° 36109, Parecer n° 1185/07 de 25 de setembro de 2007, Homologação OF. SECTES. GAB 446/2008 de 11 de junho de 2008.

Com 50 anos de existência, a Libertas - Faculdades Integradas, mantida pela Fundação Educacional Comunitária de São Sebastião do Paraíso (FECOM), é uma das maiores faculdades no interior de Minas Gerais e ao longo de sua história vem promovendo a formação integral do indivíduo.

O crescimento incessante da Libertas fez com que a comunidade se beneficiasse de sua influência. E este é o nosso perfil, permitir que a Libertas seja uma extensão da comunidade que a permeia, oferecendo ensino de qualidade e ações que atingem diretamente até mesmo aqueles que não fazem parte do corpo acadêmico.

Em toda sua trajetória, a Libertas já formou mais de 10 mil profissionais, mantendo um desenvolvimento em educação, pesquisa e pós-graduação de alta qualidade, conforme padrões estabelecidos pelo MEC.

Este caminho bem-sucedido, que trouxe a Libertas ao patamar que está hoje, foi construído por aqueles que passaram por aqui. Este que você também pode vir a trilhar.

Os melhores caminhos passam por aqui.

A LIBERTAS – FACULDADES INTEGRADAS E A COMUNIDADE

Um diferencial da Libertas - Faculdades Integradas é o seu contato direto com a comunidade. Indo além do ambiente acadêmico, a Libertas promove, dentre vários eventos, o Trote Solidário, em que calouros e veteranos são convidados a participar de ações sociais no primeiro dia de aula, arrecadando mantimentos que serão doados para instituições de caridade.

O Trote Solidário já se tornou um evento que anualmente envolve comunidade e mobiliza toda a cidade.

E, claro, depois acontece a já famosa e tradicional Festa do Bixo, que surgiu graças ao empenho da Libertas em mudar o perfil do trote universitário, considerado quase sempre algo negativo.

A Festa do Bixo é uma grande confraternização entre calouros e veteranos em um clima de alegria e festa, sem nenhum tipo de violência.

Aqui o trote violento, jocoso e humilhante não tem vez e não é aceito de forma alguma.

Por isso a Libertas tem o prazer de ostentar diversos títulos, como o selo de Instituição Socialmente Responsável pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e o Prêmio Trote da Cidadania pela Fundação Educar D'Paschoal.

Infraestrutura

Quem passa pela Avenida Wenceslau Brás, 1.018/1.038, no tradicional bairro da Lagoinha, em São Sebastião do Paraíso, depara-se com as instalações da Libertas - Faculdades Integradas, onde o novo se une com o histórico, criando assim um ambiente com dezenas de salas de aula, laboratórios e toda a estrutura necessária para a melhor formação dos nossos alunos.

Convidamos todos a conhecer as dependências da Libertas – Faculdades Integradas. Estamos de portas abertas, seguindo todos os protocolos vigentes!

Fies - Fundo de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas.

Conforme as regras do Novo FIES, pode inscrever-se no processo seletivo o candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a partir da edição de 2010 e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Para obter informações sobre bolsas e descontos, entre em contato conosco pelo telefone 0800 283 2400 ou procure-nos diretamente na secretaria da faculdade.

CPA - Comissão Própria de Avaliação

Os processos avaliativos das Instituições de Ensino Superior (IES) foram elaborados após a promulgação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) cujo objetivo é promover a avaliação das IES em prol da melhoria da qualidade da Educação Superior Nacional (Brasil, 2004). A lei do SINAES estabeleceu a obrigatoriedade de atuação da Comissão Própria de Avaliação (CPA) a qual tem como finalidade cuidar de toda a logística dos processos avaliativos internos das IES (BRASIL, 2004). Neste contexto, a Comissão Própria de Avaliação da Libertas – Faculdades Integradas tem como função planejar e executar todo o processo de avaliação interna em consonância com as premissas estabelecidas em cada ciclo avaliativo buscando mensurar o desempenho da IES frente ao seu compromisso com a comunidade acadêmica e com a sociedade de modo geral.
Dessa forma, possibilitando o aperfeiçoamento constante de seus processos internos, no que diz respeito aos cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas no artigo 3º da Lei Nº 10.861 de 10 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), conforme Nota técnica de n° INEP/DAES/CONAES Nº 065 de 09 de outubro de 2014, a qual institui um novo instrumento organizado em cinco eixos que contemplam as dez dimensões do SINAES e no Instrumento de Avaliação Institucional Externa de Outubro de 2017.


A CPA da Libertas – Faculdades Integradas tem a seguinte composição:



Presidente: Silvia Helena Villela de Castro de Paula
Representante da Comunidade Externa:Vanderlei Cândido da Silva
Representante do Corpo Docente: Ely Fernando Prado e Luísa Maria Caleiro Acerbi Manfrin
Representante do Corpo Discente: Daniel Aguiar Zapparoli
Representante do Corpo Técnico Administrativo: Tânia Rosa de Aguiar

O mandato dos membros da CPA é de 02 (dois) anos, permitida a recondução pelo mesmo período.


RELATÓRIOS ANUAIS



A Comissão Própria de Avaliação (CPA) tem como função efetuar a aplicação da Autoavaliação Institucional.
A Autoavaliação Institucional é um importante instrumento para análise dos objetivos institucionais.
Neste processo, participam toda a comunidade acadêmica (alunos, professores, corpo técnico administrativo, egressos e comunidade externa).
No link ao lado constam os resultados dos últimos três anos de avaliação da CPA.


- Relatório CPA 2019.2020
- Relatório CPA 2020.2021
- Relatório CPA 2021.2022

CEDUC - Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro

O Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (CEDUC) é uma instituição de direito privado, mantida pela Fundação Educacional Comunitária de São Sebastião do Paraíso (FECOM). O CEDUC foi criado com a finalidade de oferecer programas de qualificação, capacitação e treinamento para jovens, adultos e trabalhadores.

A instituição está apta a oferecer cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e educação profissional técnica de nível médio, podendo, ainda, manter cursos de educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação, pautado nas disposições da Lei nº 9.394/96 e Decreto nº 5.154/04.

A FECOM – Fundação Educacional Comunitária de São Sebastião do Paraíso, sucessora da Fundação Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de São Sebastião do Paraíso (FACEAC), criada por Autorização da Lei Estadual n° 5.430 de 21 de maio de 1970, e instituída pelo Decreto Estadual n° 12.723, de 12 de junho de 1970, é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos e se rege por estatuto, inscrita no CNPJ sob o n° 24.903.999/0001-47 e isenta de Inscrição Estadual.

A FECOM acredita que a educação é o melhor caminho para a concretização de um país mais justo para todos, tendo por missão o desenvolvimento das pessoas e da comunidade local e regional.

A FECOM é mantenedora da Libertas – Faculdades Integradas e do Centro de Educação Profissional do Sudoeste Mineiro (CEDUC).

A composição da FECOM é:

• Presidente do Conselho Diretor: José Carlos Marinzeck
• Vice-presidentes: Maurício Landi Pereira, Aprígio Rodrigues Neto
• Suplentes: Cássius Malaguti, Renato Ferraz Rodrigues, Álvaro Abrão Filho
• Conselho Curador: Luiz Wagner Salgado, Marco César de Carvalho, Rômolo Bícego
• Suplentes: Marco Antonio Pelúcio, Miguel Paschoini, Alípio Mumic Filho
• Diretor Executivo – Marcos Antonio dos Santos

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.

Receba novidades

Cadastre-se e receba tudo sobre cursos, artigos acadêmicos, processo seletivo e muito mais!